A Doula Lucía

Lucía Caldeyro Stajano tem quase 40 anos de experiência como DOULA, com bases sólidas de formação. É Pedagoga, Psicodramatista, Terapeuta Corporal e Transpessoal, com especialização em Terapia Analítica Junguiana e Terapia Analítica de grupo. Coach para a maternidade, Educadora Perinatal, ela atua no apoio a mulheres e casais grávidos e em partos hospitalares e domiciliares mesmo antes de existir o nome “Doula” para essa missão.

Formada como Doula pela Doulas of North America (DONA), foi fundadora e vice-presidente da Associação Nacional de Doulas aqui no Brasil, em 2003. Também é membro da REHUNA desde 1993.

Lucía é a coordenadora do Espaço Dar à Luz, é integrante do Grupo e Parto Alternativo GPA / CAISM da UNICAMP, em Campinas – SP, foi voluntária durante 28 anos e já capacitou mais de 3 mil doulas autônomas e voluntárias junto a Associação Nacional de Doulas, em parceria com Ministério da Saúde e Secretarias de Saúde Municipais e Estaduais, desde 2003 até os dias atuais, no Brasil e em Portugal.

Mais que profissional e mentora, Lucía é mãe de quatro filhos, todos nascidos de parto natural, e vem de uma longa jornada de crescente empoderamento e autonomia, que deu origem ao seu trabalho de apoio ao parto e ao resgate do feminino.

Veja aqui histórias de nascimento e transformação que foram possíveis com o apoio da Lucía.

O Espaço

O Espaço Dar à Luz nasceu há mais de 30 anos a partir da vivência pessoal das gestações, partos e amamentação dos 4 filhos de Lucía, assim como das diversas formações que ela percorreu ao longo dos anos. 

É um espaço para troca de informações, experiências e vivências sobre assuntos relativos à gravidez, parto, nascimento, amamentação e cuidados com o bebê.

Todos os dias, buscamos fazer desse ambiente um espaço para o bem-nascer.

O que fazemos?

Promovemos cursos e atividades diversas para gestantes e famílias grávidas, com objetivo de promover a preparação para o parto fisiológico e a maternidade / paternidade consciente, com grande foco na valorização, empoderamento e na transformação da mulher no processo da maternidade.

Ministramos formações para profissionais ligados à assistência ao parto, como a Capacitação de Doulas. Promovemos e ampliamos o debate sobre a forma humanizada de assistência, sempre baseados nas recomendações da Organização Mundial da Saúde, na Medicina Baseada em Evidências e no saber das parteiras tradicionais.

Destacamos nossa atuação pelo profundo respeito à fisiologia do parto nos seus aspectos bio-psico-socio-culturais, sem intervenções desnecessárias, contando com profissionais parceiros na construção de um sonho comum: mudar o mundo a partir da redescoberta da forma de nascer.

Saiba mais sobre

Propósito

Mudar o paradigma atual sobre o nascimento, resgatando o saber das parteiras tradicionais e o apoio milenar entre as mulheres no momento sagrado de dar a luz, para uma sociedade mais fraterna, humana, próspera e amorosa.

Apoiamos mulheres, casais e famílias no resgate da capacidade natural para o parto, acompanhando-os na gravidez, parto e nos primeiros meses após o nascimento, no inicio do desenvolvimento do vinculo mãe-pai-bebê tão importante para toda a vida do bebê e da família.

“Ser doula é minha missão de vida”

O que me motiva é poder caminhar junto com cada mulher que me procura, com respeito à sua compreensão e aos seus desejos. É gratificante contribuir para fortalecer a confiança na capacidade que todas temos de parir e dar a luz a nossos filhos. 

Trabalho a cada dia com confiança na perfeição da fisiologia feminina e na sabedoria da natureza, que favorecem a entrega, a abertura e o nascimento do bebê. 

Raízes

Meu pai, Roberto Caldeyro-Barcia, foi considerado pela Organização Mundial de Saúde como o pai da perinatologia. Dedicou toda a vida a pesquisas sobre sofrimento fetal, desenvolveu métodos que transformaram os cuidados pré-natal em todo o mundo.

Foi quem começou com o monitoramento da frequência cardíaca intra-uterina e a tocólise, que suprime o trabalho de parto prematuro e é capaz de reduzir em até 70% as complicações subparto, evitando intervenções desnecessárias.

Médico obstetra, professor e visionário, recebeu mais de 300 prêmios de reconhecimento, incluindo três indicações para o Prêmio Nobel.

A visão pioneira e humanizada que meu pai já demonstrava desde muito jovem foi um dos meus motores de aprendizado. Ele me ajudou a tmar consciência sobre o parto humanizado, que são os fundamentos do meu trabalho atual. Além disso, cresci como pessoa ao experienciar os meus quatro partos e considero meus filhos como meu bem maior.

Quem foi Roberto Caldeyro-Barcia

Minha visão

Como doula pioneira no Brasil, apoiando mulheres e casais muito antes de existir nome para este ofício, vejo com alegria cada dia mais mulheres se empoderando. Vejo com gratidão homens que apoiam e desenvolvem seu lado cuidador. Todos juntos caminhando e se transformando…

Vejo bebês sendo acolhidos com amor e respeito cada dia maior.
Vejo a mudança lenta, mas progressiva, da assistência ao parto. Encontro hospitais e profissionais respeitosos, com maior consciência sobre este evento tão sagrado e fundamental.

Me sinto feliz e realizada por ter contribuído, na medida das minhas possibilidades, com cada dia mais e mais profissionais. Me sinto grata por estar ao lado de mulheres e homens nesse processo de resgate consciente da nossa capacidade de parir os nossos filhos de forma natural, amorosa e humana.

Valores

  • Apoio a cada família grávida, respeitando e valorizando a singularidade e individualidade de cada membro
  • Comprometimento com cada mulher que nos procura 
  • Respeito às expectativas e desejos assim como as necessidades de cada mãe
  • Ética com pacientes e alunas
  • Vínculo e atendimento personalizado
  • Atualização constante e reciclagem permanente
  • Eficácia nos resultados
  • Responsabilidade como doula e como formadora